As generalidades (9.1.1) da cláusula 9 “Avaliação de desempenho” deixam a cargo das organizações a escolha do que deverá ser avaliado, quando essa avaliação deverá acontecer e quais métodos serão utilizados. Já o item 9.1.2 “Satisfação do cliente” determina, especificamente, que a percepção do cliente, em relação ao seu produto ou serviço, deverá ser medida.

Para tanto, os requisitos dos clientes estão espalhados por todo a cláusula 8, materializados na liberação de produtos (8.6), nas atividades pós-entrega (8.5.5), na comunicação com o cliente (8.2.1), no controle de saídas não conformes (8.7), além diversos outros itens.

Sabemos que Qualidade significa entregar o que foi combinado, atendendo aos requisitos previamente combinados entre a organização e seus clientes. Com esse objetivo, realizamos a pesquisa de satisfação com os nossos principais clientes, chamados de usuários, que são: pilotos, controladores de tráfego aéreo, previsores, auxiliares do previsor, observadores meteorológicos e despachantes operacionais de voo.

A metodologia utilizada na pesquisa foi de perguntas fechadas, com o formulário disponibilizado na REDEMET, durante o período de 20 JAN a 10 FEV 2020, com endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbXUFi-WB2Lse9qtvFZDlog-m-KNpcL5NyGgA2N4J51tqvtg/viewform?usp=sf_link.

Os resultados são apresentados a seguir: